Homenagem ao dia do Psicólogo pela ALE

|


Luiz Castro homenageia os profissionais de Psicologia





O deputado estadual Luiz Castro (PPS) realizou Sessão Especial em homenagem ao Dia do Psicólogo, nesta segunda-feira (29), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). O evento reuniu profissionais de diversas áreas da psicologia, incluindo o Sindicato dos Psicólogos e o Conselho Regional da categoria, que aproveitaram para cobrar do Governo do Estado mais atenção a esta categoria.

Luiz Castro espera que o governo que possa abrir mais concursos públicos a esses profissionais. De acordo com ele, o psicólogo, cada vez mais, ocupa seu espaço nas políticas públicas de Saúde, Assistência Social e de Educação. “Hoje a homenagem destaca este papel, que foi comemorado no dia 27 de agosto em nível nacional, data conhecida com a regulamentação para a profissão do psicólogo, em 1964, por uma Lei Federal”, lembrou Castro.

O parlamentar observa que, cada vez mais, as pessoas vivem estressadas com as questões cotidianas e as mesmas influenciam no comportamento humano. “Precisamos de uma atuação mais ampla inter-setorial de psicólogos, assistente social, professores e pedagogos”, disse.

Várias autoridades que estavam presentes na homenagem discursaram sobre a importância do papel do psicólogo na sociedade, dentre os quais o presidente do Sindicato dos Psicólogos do Amazonas (Sindpsi-AM) e diretor da Federação Nacional dos Psicólogos do Amazonas (Fenapsi), Alberto Jorge, que destacou o baixo número de profissionais da Psicologia contratados pelo Estado. Ele lembrou que a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) possui um quadro que reúne apenas 100 psicólogos para atender uma população de 2 milhões de habitantes. “O que se constata é a falta de vontade política de fazer acontecer a Psicologia na cidade Manaus”, lamentou Jorge.

Para o diretor a maior reivindicação da categoria é a inserção de psicólogos nas áreas de educação, saúde, esporte, comunitária, jurídica, entre outras. Jorge disse que já existem mais de 2 mil psicólogos inscritos no Conselho Regional de Psicologia (CRP). “Não adianta fazer campanha contra a violência, o racismo, homofobia, se o governo não tem políticas publicas para esses profissionais”, desabafou Alberto.

Mais concursos

O deputado estadual José Ricardo (PT) também defendeu que se tenha mais profissionais de Psicologia no mercado. Ele disse que é preciso mais concursos com muitas vagas, para suprir as necessidades da população. “Esse é o momento de festa, mas também de reivindicar políticas publicas”, declarou o parlamentar.

A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), que também esteve presente na homenagem, deu ênfase para a importância e aplicação da Psicologia na sociedade. “Não adiante dizer que a família é a base da educação, sem oferecer a ela uma base psicológica dentro da sociedade”, comentou a parlamentar. Para Conceição o psicólogo é o protagonista desse trabalho.

O presidente da ALEAM, deputado Ricardo Nicolau (PRP), acatou a solicitação do Sindicato dos Psicólogos para realização de uma audiência publica, a fim de fazer um diagnóstico e buscar soluções para os profissionais da área.

Homenageados

Entre os homenageados na Sessão Especial estavam Edjar carneiro, psicólogo que trabalha com jovens em dependência química; Rosangela Dutra de Moraes, pesquisadora cientifica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Jaqueline Marques, da Fazenda Esperança.










http://www.aleam.gov.br/ANMateria.asp?id=7336

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Associação Amazonense em Saúde Mental Leseira Baré | Template Blue by TNB